Embora atuando na área de engenharia a 20 anos, sempre gostei de investimentos e de ajudar pessoas na área de finanças pessoais.
Assim como a engenharia a área de finanças é uma das minhas paixões. Um dos meus objetivos como Educador Financeiro é ajudar as pessoas a progredirem e a encontrarem uma melhor versão delas mesmas no futuro. O ensino para mim é um caminho natural, gosto de educar, escrever livros, explorar novos caminhos e criar estratégias claras e eficazes. Seja na engenharia ou em finanças. Dois mundos opostos, e isso é bem verdade! Ao meu ver são complementares como razão e emoção, ambas lidam com números, uma exata outra estocástica. Afinal não é do comportamento humano que estamos falando? Aqui, não se trata de equilíbrio; pois ao meu ver, equilíbrio é ausência de movimento, é algo estático. A palavra que estou buscando é harmonia! Como duas cargas elétricas de sinais opostos que se atraem, assim é a razão e a emoção. Lembre-se: harmonia é o segredo! Como uma dança cinética de elétrons ao redor dos prótons de um núcleo atômico, assim é a relação razão - emoção. Agora não me pergunte qual delas é a carga negativa!
Quando a questão é educação financeira, estamos à deriva na sociedade atual. Quem lembra das aulas de Práticas Comerciais? Bom! Melhor não responder! Pergunta comprometedora ... porém foi nesta disciplina que aprendi em tenra idade a lidar com a grana! Aqui não tem meio termo, ou você sabe ou não sabe lidar com o dinheiro. Duas forças diametralmente opostas de uma mesma essência. Ou trabalho por dinheiro ou o dinheiro trabalha por mim. Em que lado você está? A resposta vai depender da fase de vida em que você se encontra. Segundo Franco Modigliani o “ciclo de vida financeira” é uma representação de como é o processo de formação de patrimônio de uma pessoa, e é uma das ferramentas básicas do mundo das finanças pessoais. Ciclo de construção até os 35 anos, ciclo de acumulação dos 35 anos aos 65 anos e o ciclo de desacumulação dos 65 anos em diante. Na figura abaixo fica claro que o crescimento do consumo é linear enquanto o da renda é convexo. A renda no início da nossa vida financeira é baixa e geralmente gastamos mais do que ganhamos e é comum adquirirmos passivos para pagar passivos, como um empréstimo para comprar um carro. Tudo bem! Estamos começando nossa vida financeira!
Fonte: Franco Modigliani and the Life Cycle Theory of Consumption
É justamente nesta fase que devemos prestar muita atenção. Se não houver o devido cuidado, podemos nos endividar e postergar a entrada na fase de acumulação. Se tardiamente nessa fase, podemos comprometer nossa aposentadoria. Trocar dinheiro por festas, bens caros além da nossa capacidade, pode não ser uma boa! Mas porque fazemos isso? Assim como a razão está para a emoção o valor está para o preço! Digamos que eu queira fazer uma viagem e para isso passo minha vida inteira economizando para realizar esse sonho. Contudo, meu amigo que viaja para lugares exóticos todos os anos irá para o mesmo destino. Qual é o preço de uma viagem dessas para mim? Qual é o preço dessa viagem para meu amigo? Se formos para o mesmo lugar na mesma época, possivelmente o mesmo. E quanto ao valor? A viagem tem o mesmo valor para ambos os casos? Você há de convir comigo de que para mim o valor da emoção é maior. Não se trata de comparação, mas de quanto esforço dedicamos em prol de algo. O valor aumenta significativamente quando nos empenhamos com esforço. Então pergunto? Qual é o preço de abrirmos mão de algumas centenas de reais agora para investirmos no “eu do futuro”? Um pequeno preço a se pagar em prol de algo tão valoroso que é a aposentadoria. Peça licença a emoção por um momento e seja racional agora e invista no seu amanhã!
Gostou do artigo? Compartilhe!
Temos as melhores ferramentas e softwares que vão ajudá-lo a planejar o seu futuro.
Entre em contato para saber mais.
Grande abraço,
Fabiano Alves Dencker
Consultor e Educador Financeiro Techfinance
댓글