top of page
Foto do escritorFabiano Dencker

Infobesidade financeira

Você já se viu perdido sem saber em que se concentrar? Já se sentiu sobrecarregado com um bombardeio de informações e ficou sem saber o que fazer com elas? Já ficou perdido sem descobrir quais informações são importantes e quais não são?


Se você não consegue administrar e muito menos priorizar um fluxo de informações cada vez maior ou se identificou com alguma dessas situações acima, você provavelmente está sofrendo de “infobesidade”


A internet multiplica as informações em escala exponencial. Dados aleatórios confundem e aumentam nosso tempo de reação e decisão.

A infobesidade, traduzido do inglês “information overload”, pode ser descrita como uma nova epidemia, uma doença da sobrecarga de informações e que afeta cada vez mais pessoas no mundo inteiro segundo Caroline Sauvajol-Rialland, professora da Université Catholique de Louvain e da Sciences Po de Paris. Segundo Caroline, as pessoas que sofrem desse mal, entram em uma situação de angustia devido ao intenso fluxo de informações, principalmente de e-mails e mais recentemente das multiplataformas de mensagens instantâneas, levando a uma situação de estresse crônico.


No mercado financeiro o assunto é temerário. Muitas pessoas não são capazes de se defender dessa intoxicação. O cérebro não consegue processar tudo e decidir uma opção segura, uma vez que há muitas disponíveis e que parecem promissoras.


Mas como evitar a infobesidade nos investimentos?


Escolha fontes confiáveis: Dê um passo para trás. Recue da enxurrada de dados diários. Reavaliar quais fontes de informações são relevantes, confiáveis e precisas e que irão auxiliar nas escolhas.


Tome decisões assertivas: O desempenho de uma carteira de investimentos é resultado direto das decisões tomadas. Quanto melhores forem essas decisões, melhores serão os resultados. O Excesso de informação dificulta as escolhas e prejudica a capacidade de tomar boas decisões. O objetivo é encontrar dados necessários e projetá-los em um formato simples e com uma abordagem direta que facilita a compreensão.


Foque nos resultados: Consuma informações que agregam valor para realizar seus objetivos. O que passar disso é conhecimento em excesso e atrapalha o alcance dos resultados.


O problema não é a tecnologia e sim o comportamento: Tenha disciplina, não passe o dia todo coletando dados que não vai usar. Você é quem decide qual informação agrega e qual pode ser descartada. Segundo estudo de Harvard, a sobrecarga de informações é um processo de contaminação cognitiva, que pode levar à perda de memória, de habilidades e à incapacidade de filtrar o que é importante e adequado.


Procure ajuda profissional: Converse com um Consultor e Educador Financeiro para alinhar suas expectativas de crescimento patrimonial aos seus anseios. Escolher ativos financeiros conforme seu momento de vida e seu perfil é primordial para o cumprimento e sucesso financeiro.


Com o excesso de informações no mercado financeiro, filtrar adequadamente e escolher um investimento pode se tornar uma tarefa difícil e que pode induzir a escolhas erradas. O emprego de uma estratégia de alocação de ativos clara e objetiva é necessária para se obter resultados ao longo prazo. Uma das atividades de um Educador e Consultor Financeiro é ajudar na tomada de decisões e oferecer ajuda profissional na jornada financeira.


Temos as melhores ferramentas e softwares que vão ajudá-lo na sua jornada financeira.

Entre em contato para saber mais.


Forte abraço,

Fabiano Alves Dencker

Consultor Financeiro Techfinance



 

Fontes:




47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page