Temos a tendência de contar vantagem quando as coisas estão indo bem e de não nos perdoar quando tudo vai mal.
Essa inversão de valores é um atalho para a ruína quando o assunto é investimentos, porque não há nada tão bom e nem tão ruim quanto parece. Dificilmente temos o controle quando o assunto é o mercado financeiro. Sorte e risco possuem uma relação complexa e ambígua. Respeite a sorte assim como o risco, pois desta forma você terá maiores chances de focar em coisas que estão sob seu controle como seus gastos. Aqui pouco importa o quanto você ganha, jamais conseguirá construir um patrimônio se não controlar os gastos hoje. Um pequeno sacrifício a se pagar no agora para um grande retorno no futuro.
O tempo é a força mais poderosa nos investimentos. Faz os capitais pequenos crescerem e os erros maiores desaparecerem”. Morgan Housel
A humildade
A humidade ajuda a produzir atitudes capazes de auxiliar nas escolhas, no controle de gastos e na administração de seu dinheiro de forma que faça você dormir melhor. O Tempo é seu maior aliado, transformando você em um investidor melhor.
O tempo
Defina uma meta, tome decisões certas nos investimentos e esteja disposto a pagar por isso, pois o sucesso vem quando entendemos que abrir mão de algo hoje não é necessariamente ruim. Há uma distância grande entre o que pode acontecer no futuro e algo que você realmente precisa que aconteça. A magia da multiplicação se constrói com o tempo, trabalho duro, boas escolhas e com uma pequena pitada de risco e sorte. Se prepare para a margem de erro futuro sem perder de vista sua perseverança. Suas atitudes o levarão mais longe.
Os investimentos
Não se preocupe em acertar sempre. Mesmo errando na maioria das vezes, você ainda pode enriquecer e formar fortuna. Fatores como escolha de boas classes de ativos em seu portfólio é mais importante na maioria das vezes do que escolher investimentos específicos. O tempo prova tudo e todos. Ray Dalio, um investidor bilionário Americano relata que a diversificação é uma apólice de seguro contra o caos, diminui o risco, aumenta retornos e pode ser aplicada sem custos extras.
Gostou do artigo? Temos as melhores ferramentas e softwares que vão ajudá-lo no planejamento de Asset Allocation. Entre em contato para saber mais.
Forte abraço,
Fabiano Alves Dencker
Consultor Financeiro Techfinance
Fonte: Morgan Housel em "A Psicologia Financeira"
Comments